O CORPO E O PROFESSOR DE TEMPO INTEGRAL

Natália Papacídero Magrin, Marina Melo Cintra, Wagner Wey Moreira

Resumo


Este estudo teve por objetivo identificar, no discurso de professores atuantes no 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola de Tempo Integral do município de Uberaba/MG, as concepções de corpo/corporeidade. A pesquisa foi realizada em Uma Escola Estadual de Tempo Integral do município de Uberaba/MG, na qual mediante autorização da direção foram contatadas 4 professoras regentes de turma e responsáveis pelo processo de escolarização no quinto ano do Ensino Fundamental da escola em questão. A técnica escolhida para este estudo foi a entrevista estrutura e a interpretação dos dados realizada pela Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, proposta por Moreira, Simões, Porto (2005). A maioria diz ser o corpo um conjunto de órgãos e membros, e trabalharem o corpo do aluno apenas na teoria ou com música e desenhos. Consideramos que a maioria das professoras entrevistadas ainda apresenta uma visão cartesiana do corpo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1867

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Triângulo



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.