O TUTOR NA EAD: QUEM É ESSE SUJEITO?

Hercules Guimarães Honorato, Débora Borges Lima

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar a importância do tutor na Educação a Distância por intermédio dos múltiplos olhares dos alunos cursistas, professores de português da rede estadual de educação, em formação continuada e realizando curso de extensão em Língua Portuguesa. Para melhor compreendermos os aspectos relacionados a esta nova atribuição docente, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativa, bibliográfica exploratória, apresentando os principais conceitos pertinentes a este campo profissional, contando ainda com a apresentação dos resultados finais de um levantamento, via survey online, com os referidos cursistas, visando conhecer que valores e olhares eles atribuem aos tutores nesta modalidade, respondendo a pergunta: quem é esse sujeito? Os resultados apontaram para o importante papel desenvolvido pelo professor-tutor, pois além das dimensões motivacionais para a construção dos conhecimentos, os discentes destacaram a importância na parte mais operacional de como buscar as informações e executar tarefas dentro do ambiente virtual.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1868

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Triângulo



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.