A importância da literatura africana no ensino da história e das culturas da África: a desconstrução da ideia de um continente genérico

Autores

  • Libéria Rodrigues Neves Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-7818-4434
  • Jéssica Gonçalves Santomauro Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2554

Palavras-chave:

Literatura, África, História, Cultura

Resumo

Uma das grandes conquistas da luta antirracial no Brasil reside na promulgação da Lei 10.639/03, a qual estabelece que, a partir de então, passa a ser obrigatória a inclusão do estudo da História da África e dos Africanos nos estabelecimentos de Ensino Fundamental ou Médio, sejam privados ou públicos, bem como o ensino da Cultura Afro-Brasileira. Diante disso, os professores são incentivados a ensinar por meio de pesquisas teóricas e práticas que se contraponham à vertente eurocêntrica da história tratada nas escolas como única e soberana. Os recursos para tal consistem em materiais e projetos pedagógicos, os quais incluem o uso da literatura. Quer-se aqui destacar esta última, enquanto manifestação artística, que, além de sua função estética, utiliza a língua como um instrumento de comunicação e interação, de difusão da cultura e democratização do conhecimento. Deste modo, constituindo-se como material didático ou paradidático utilizado na educação para a abordagem de um tema. Entretanto, não são raros nas bibliotecas escolares os livros que reproduzem caracterizações exacerbadas, que limitam sociedades a certos costumes, ou disfarçam-se de histórias genuinamente africanas, de modo a apresentar aos leitores um continente de maneira estereotipada e generalizada. É neste sentido que o presente artigo busca discutir o uso da literatura como recurso para o ensino da História da África e suas culturas, nas quais encontram-se origens de grande parte da população brasileira, destacando-se, por meio de exemplos, a alternativa de privilegiar narrativas produzidas por autores africanos.

 

Biografia do Autor

Libéria Rodrigues Neves, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação pela UFMG, onde atua como professora adjunta, na Faculdade de Educação (graduação e pós-graduação/mestrado profissional).

Jéssica Gonçalves Santomauro, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em História na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharelanda em História na mesma instituição. Professora da Educação Básica. Auxiliar de Pesquisa da Fundação João Pinheiro no campo da História do Brasil.

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

NEVES, L. R.; SANTOMAURO, J. G. A importância da literatura africana no ensino da história e das culturas da África: a desconstrução da ideia de um continente genérico. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 3, p. 87–99, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2554. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2554. Acesso em: 26 abr. 2024.

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