Da entrevista ao texto biográfico: a construção narrativa de dados em uma pesquisa sobre formação de professores

Autores

  • Gustavo Lopes Ferreira Instituto Federal Goiano - Campus Ceres
  • Tiessa Lorraine Miguel da Silva Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3023

Resumo

Neste artigo realizamos a interpretação de textos biográficos produzidos a partir de entrevistas com estudantes mais velhos do curso de Ciências Biológicas de um Instituto Federal. Esta foi uma estratégia no interior de uma pesquisa com abordagem biográfica, na qual buscamos compreender os sentidos atribuídos a formação inicial pelos licenciandos, a partir de suas histórias de vida. Utilizamos como referenciais as contribuições de Nóvoa e Finger; Bolívar; Delory-Momberger; Ferrarotti; Josso; Ricoeur. Os dados foram construídos de forma narrativa, por isso a opção pelos textos biográficos como material para interpretação. Na interpretação construímos uma narração que conjugou elementos tal e quais foram ditos pelos estudantes, ao mesmo tempo, em que fizemos descrições interpretativas que vão além dos seus horizontes. Dois principais motivos foram depreendidos: a dialética entre o individual e o coletivo; a demarcação de um modo de encarar o curso superior como superação dos dramas vividos ao longo da vida. Os textos biográficos mostraram como os indivíduos analisam e percebem a realidade, como organizam suas experiências e dão sentido ao que se vive e ao mundo em que vivem. Percebemos que curso estudado tem transformado a forma como os alunos mais velhos vivem sua formação e como se relacionam com ela.

Biografia do Autor

Gustavo Lopes Ferreira, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Professor do Instituto Federal Goiano, atuando na formação de professores da Licenciatura em Ciências Biológicas junto às disciplinas de Ensino de Ciências e Biologia. Doutorando em Educação em Ciências (PPGEduC-UnB). Mestre em Educação (PPGED-UFU)

Tiessa Lorraine Miguel da Silva, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Goiano. Especialização em Ciências da Natureza e Educação Matemática (IF Goiano - Campus Ceres) em andamento.

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Publicado

2019-04-18

Como Citar

FERREIRA, G. L.; SILVA, T. L. M. da. Da entrevista ao texto biográfico: a construção narrativa de dados em uma pesquisa sobre formação de professores. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 12, n. 1, p. 3–23, 2019. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3023. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3023. Acesso em: 27 abr. 2024.