Internacionalização da educação superior e redes de acreditação na América Latina: teias do pensar democrático

Margareth Guerra dos Santos

Resumo


A temática relativa às redes de agências de acreditação e avaliação da qualidade da educação superior surge no contexto da internacionalização e do movimento de integração entre os países. Esse contexto tem fomentado o estabelecimento de relações de cooperação e troca de informações sobre avaliação das universidades na América Latina, por meio dessas redes. Compreender perspectivas democráticas construídas no interior dessas redes e as relações que dentro delas se tecem, privilegiando possíveis tramas de resistência a modelos de avaliação da educação superior de características hegemônicas no subcontinente, é o objetivo deste texto, que, por sua vez, se vale de pesquisa cujas opções metodológicas incluíram a seleção de duas redes, Riaces e Rana, a escolha intencional de sujeitos de pesquisa dentre seus gestores e especialistas e a técnica de coleta de dados de produção de narrativas.


Palavras-chave


Democracia. Internacionalização da Educação Superior na América Latina. Redes de Agências de Acreditação e Avaliação.

Texto completo:

PDF

Referências


SANTOS, M. G. dos. As Redes de Agências de Avaliação da Qualidade e Acreditação da Educação Superior na América Latina: RANA e RIACES. Porto Alegre: UFRGS, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.

______. Teias do pensar democrático presentes nos discursos dos atores das Redes de Agências de Acreditação e Avaliação da Qualidade da Educação Superior na América Latina: as vozes do lado de lá. Porto Alegre: UFRGS, 2016. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.

SERIKAWA, L. K. dos S. Acreditação e qualidade da Educação Superior: abrindo a caixa-preta do Sistema de Acreditação de Cursos Superiores, Mercosul. Brasília: UNB, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação), Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares-CEAM/UNB, Universidade de Brasilia, 2014.

SOBRINHO, J. D.; Brito Dias Rafael. Acreditação da Educação Superior e C&T: politicas e ideologia. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas/SP, Universidade de Sorocaba, v. 11, Dez., 2006.

SANTOS, B. de S. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Porto/Portugal: Afrontamento, 2003.

______. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2005.

______. Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre ciências. São Paulo: Cortez, 2006. (edição revisada)

______. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo/SP: Cortez, 2008.

SANTOS, B. de S.; FILHO, N. de A. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. In: ____. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra/Portugal: Almedina, 2008b.

TEODORO, A. Globalização e educação - políticas educacionais e novos modos de governação. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.

UNESCO. INFORME MUNDIAL: hacia las sociedades del conocimiento - PARIS: UNESCO, 2005.




DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v11i4.3449

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Triângulo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.