REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Beatriz Gaydeczka Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v5i2.368

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar uma reflexão a respeito do ensino da Língua Portuguesa (LP). Em especial, serão destacadas a relação entre língua e gramática e a relação entre gramática e ensino. Hoje em dia, há um consenso de que o ensino de Língua Portuguesa é um processo complexo, caracterizado por uma variedade de componentes e por possuir prioridades. Metodologicamente, relacionamos princípios, distinções e concepções atrelados à gramática e ao ensino de Língua Portuguesa a fim de mostrar que os modos de ensinar e de conceber a língua são de ordem social e política.

Palavras-chave: Ensino. Língua portuguesa. Gramática. Complexidade.

Biografia do Autor

Beatriz Gaydeczka, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professora do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), área de concentração Semiótica e Linguística Geral.

Downloads

Publicado

2013-05-22

Como Citar

GAYDECZKA, B. REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 5, n. 2, 2013. DOI: 10.18554/rt.v5i2.368. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/368. Acesso em: 26 abr. 2024.