A construção da profissionalidade docente no estágio supervisionado
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALTET, M. Les compétences de l’enseignant-professionnel: entre savoirs, schèmes d’action et adaptation, le savoir analyser. In: PAQUAY, L. et al. Former des enseignants professionnels: quelles stratégies? Quelles compétences? Bruxelles: De Boeck, 2012.
DEL BEN, L. M. Música nas escolas. Salto para o futuro. Série Educação Musical Escolar, v. Boletim 08, p. 24-33, ANO XXI, Jun. 2011.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.
GAUTHIER, C.; BISSONNETTE, S.; RICHARD, M. Enseignement explicite et réussite des élèves: la gestion des apprentissages. Québec: Pearson, 2013.
GORZONI, Sílvia de Paula; DAVIS, Cláudia. O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa, v.47, n.166, p.1396-1413, out./dez., 2017.
LARROSA BONDIA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr., 2002.
NARITA, Flávia Motoyama. Em busca de uma educação musical libertadora: modos pedagógicos identificados em práticas baseadas na aprendizagem informal. Revista da ABEM, Londrina, v.23, n.35, p. 62-75, jul. dez, 2015.
NÓVOA, A. Os professores e o “novo” espaço público da educação. In: NÓVOA, A. (Ed.). Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: EDUCA, 2002.
NÚNEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. A profissionalização da docência: um olhar a partir da representação de professoras do ensino fundamental. Revista Iberoamericana de Educación, vol. 46, n. 9, p. 1-13, 2008.
OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; KIKUCHI, Luzia Maya. O laboratório de matemática como espaço de formação de professores. CADERNOS DE PESQUISA, v.48, n.169, p.802-829, jul./set., 2018.
SACRISTÁN, J. G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Ed.). Profissão Professor. Lisboa: Porto Editora, p.61-92, 1995.
SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, February 1986.
SILVA, Rafael Rodrigues. Gestão de sala de aula na educação musical escolar. Revista da ABEM, Londrina, v.21, n.31, p. 63-76, jul. dez, 2013.
SWANWICK, K. A basis for music education. London: Routledge, 1979.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2010.
ZABALZA, M. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.
DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.4360
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista Triângulo

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.