EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: LIMITES E POSSIBILIDADES

Giselle Abreu de Oliveira

Resumo


O presente artigo pretende fomentar as discussões acerca das possibilidades e dos limites para a integração da educação de jovens e adultos com a educação profissional. A discussão têm se tornado necessária nos últimos anos, pois temos assistido ao investimento do governo em programas de integração como PROJOVEM e PROEJA, além das orientações e metas propostas em documentos do Ministério da Educação, que sinalizam para o caminho da integração. Assim, este artigo analisa, sob a ótica desses documentos e programas, a concepção de integração que vem sendo utilizada, fazendo a diferenciação necessária entre integração e simultaneidade. Por meio de um olhar que considera, ainda que brevemente, a trajetória da educação de jovens e adultos e da educação profissional, pretendemos contribuir com os estudos que analisam o tema, sem a pretensão de esgotá-lo, tendo em vista sua complexidade histórica e social.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v6i1.443

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.