Trabalho pedagógico: uma experiência com a metodologia de diagnóstico rápido participativo

Antônio Carlos Minussi Righes, Juliana Vaz Paiva, Rosane Carneiro Sarturi

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar em que aspectos a introdução da ferramenta Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) contribui como técnica de avaliação formativa para discentes na disciplina de Gestão de Políticas Públicas, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. A pesquisa qualitativa foi baseada em um estudo de caso no IFFar/SVS. A metodologia constitui-se à luz de, dentre outros, Freire (1991, 2013), Dourado; Oliveira (2009), Brose (2010), Pacheco (2011), Eckert (2012), Gomes (2010), Maraschin (2015), Gimeno Sacristán (2017), Silva et al (2017), Ferreira (2018). Seguida de uma interpretação analítica de documentos legais basilares dos Institutos Federais, esta pesquisa considera também o relatório de dados da localidade de Dois Irmãos, município de São Vicente do Sul. Os resultados revelam a necessidade da criação de espaços de formação e reflexão para que haja aperfeiçoamento na formação de professores, assim como a realização de uma pesquisa para entender de forma mais eficaz o papel desta integração e seu impacto em todos os cursos. Deste modo, entende-se que faz parte da formação dos professores de educação dos Institutos Federais a capacidade de lidar didaticamente com públicos e níveis de ensino diversos, ainda que não possuem formação pedagógica inicial adequada.


Palavras-chave


Diagnóstico Rápido Participativo. Trabalho pedagógico. Avaliação Formativa.

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DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v13i2.4896

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