A PESQUISA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES E LIMITES
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v6i1.497Resumo
O presente artigo apresenta uma pesquisa que teve como objeto de estudo a formação continuada dos professores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, que acontece no Projeto Escola & Universidade, uma parceria entre universidade e escola voltada a formação continuada de professores. Os resultados do estudo desenvolvido apontam que a formação continuada ainda está distante de ser um processo contínuo, em que o professor esteja envolvido não só como expectador, mas como protagonista de um processo de estudos e produção de conhecimentos em educação. Desvela-se a partir dos depoimentos dos participantes da pesquisa que o Projeto Escola e Universidade, dadas as circunstâncias em que se desenvolve, não supera a racionalidade técnica na orientação da ação docente e mantém a prática docente na perspectiva de reprodutora do conhecimento. A promessa da pesquisa na escola, com apoio da universidade, não avança para além de descrever de forma restrita os problemas da prática pedagógica. A escola como lócus de formação continuada e o cotidiano pedagógico como oportunidade para o desenvolvimento de pesquisa pelo professor significa transitar entre um sistema que insiste manter o ensino com base na reprodução do conhecimento e menos na possibilidade da produção de conhecimento.
Palavras-chave: Escola e Universidade; formação continuada de professores; prática do professor; pesquisa na formação do professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.