A PESQUISA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES E LIMITES

Autores

  • Katia Mosconi Mendes

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v6i1.497

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa que teve como objeto de estudo a formação continuada dos professores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, que acontece no Projeto Escola & Universidade, uma parceria entre universidade e escola voltada a formação continuada de professores. Os resultados do estudo desenvolvido apontam que a formação continuada ainda está distante de ser um processo contínuo, em que o professor esteja envolvido não só como expectador, mas como protagonista de um processo de estudos e produção de conhecimentos em educação. Desvela-se a partir dos depoimentos dos participantes da pesquisa que o Projeto Escola e Universidade, dadas as circunstâncias em que se desenvolve, não supera a racionalidade técnica na orientação da ação docente e mantém a prática docente na perspectiva de reprodutora do conhecimento. A promessa da pesquisa na escola, com apoio da universidade, não avança para além de descrever de forma restrita os problemas da prática pedagógica. A escola como lócus de formação continuada e o cotidiano pedagógico como oportunidade para o desenvolvimento de pesquisa pelo professor significa transitar entre um sistema que insiste manter o ensino com base na reprodução do conhecimento e menos na possibilidade da produção de conhecimento.

 

Palavras-chave: Escola e Universidade; formação continuada de professores; prática do professor; pesquisa na formação do professor.

 

Biografia do Autor

Katia Mosconi Mendes

Doutoranda em Educação pela PUCPR, linha de pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores; integrante do Grupo de Pesquisa Praxis Educativas: dimensões e processos PUCPR

Downloads

Publicado

2015-05-26

Como Citar

MENDES, K. M. A PESQUISA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES E LIMITES. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 6, n. 1, 2015. DOI: 10.18554/rt.v6i1.497. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/497. Acesso em: 29 abr. 2024.