O vazio da palavra: considerações sobre a parresía como critério científico

Autores

  • Lucio Alvaro Marques Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i3.5008

Palavras-chave:

Metodologia, Neutralidade, Interpretação, Parresía

Resumo

O artigo analisa a situação da produção acadêmica, sobretudo dissertações e teses, e o pequeno uso dessas pesquisas na formação de futuros pesquisadores. O objetivo é avaliar o sentido e alcance da produção acadêmica em relação à apropriação e uso de teses e dissertações na formação de novos pesquisadores. Por isso, questiona-se, por um lado, o silêncio em torno à produção acadêmica, visto que há pouco uso desse tipo de bibliografia nas pesquisas existentes sobre os mesmos temas. Por outro lado, debate-se a questão da rara originalidade reconhecida nessas produções que parece ser obstáculo a novas leituras. Para entender as razões de tais ocorrências necessário se faz interrogar, em primeiro lugar, as implicações da metodologia científica na produção e, em segundo, o debate em torno à neutralidade e objetividade acadêmica. Em terceiro lugar, como hipótese de trabalho, apresenta-se a possibilidade de recorrer à parresía tanto como critério científico quanto como possibilidade de redimensionar a lógica da produção acadêmica e fomentar a busca de originalidade.

Biografia do Autor

Lucio Alvaro Marques, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DFICS. IELACHS. UFTM

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

MARQUES, L. A. O vazio da palavra: considerações sobre a parresía como critério científico. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 13, n. 3, p. 39–58, 2020. DOI: 10.18554/rt.v13i3.5008. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5008. Acesso em: 26 abr. 2024.