VERTENTES DA EDUCOMUNICAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS VAN NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS DA MÍDIA

Ivan Vasconcelos Figueiredo, Filomena Maria Avelina Bomfim, Rhafaela Dáfni Alves Resende, Barbara Cristina Beloti Barreto, Ana Claudia Lima

Resumo


O presente artigo apresenta a experiência de articulação entre Educação e Extensão na UFSJ, especificamente, as ações extensionistas e educomunicativas do Programa “Vertentes Agência de Notícias” na formação de leitores críticos da mídia na Escola Estadual Dr. Garcia de Lima. A metodologia selecionada é estudo de caso, a partir do qual são apresentadas e debatidas as práticas educomunicativas empreendidas de agosto a outubro de 2013 na referida instituição de ensino. Avalia-se que os jovens, convocados à ação, por meio de estratégias de empoderamento do fazer jornalístico, passaram a se engajar na reflexão e construção das próprias representações do cotidiano. O jornal mural apresenta-se, assim, como um instrumento para proporcionar a elevação do aparato crítico-apreciativo dos receptores, que passam a atuar como agentes multiplicadores dessa iniciativa entre os colegas de outros turnos, passando a colaborar para a transformação de um alunado passivo, em parceiros ativos e responsáveis pela construção de um processo ensino-aprendizagem centrado no desenvolvimento da cidadania.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v7i1.501

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.