VERTENTES DA EDUCOMUNICAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS VAN NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS DA MÍDIA

Autores

  • Ivan Vasconcelos Figueiredo Universidade Federal de São João del-Rei
  • Filomena Maria Avelina Bomfim Universidade Federal de São João del-Rei
  • Rhafaela Dáfni Alves Resende Universidade Federal de São João del-Rei
  • Barbara Cristina Beloti Barreto Universidade Federal de São João del-Rei
  • Ana Claudia Lima Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v7i1.501

Resumo

O presente artigo apresenta a experiência de articulação entre Educação e Extensão na UFSJ, especificamente, as ações extensionistas e educomunicativas do Programa “Vertentes Agência de Notícias” na formação de leitores críticos da mídia na Escola Estadual Dr. Garcia de Lima. A metodologia selecionada é estudo de caso, a partir do qual são apresentadas e debatidas as práticas educomunicativas empreendidas de agosto a outubro de 2013 na referida instituição de ensino. Avalia-se que os jovens, convocados à ação, por meio de estratégias de empoderamento do fazer jornalístico, passaram a se engajar na reflexão e construção das próprias representações do cotidiano. O jornal mural apresenta-se, assim, como um instrumento para proporcionar a elevação do aparato crítico-apreciativo dos receptores, que passam a atuar como agentes multiplicadores dessa iniciativa entre os colegas de outros turnos, passando a colaborar para a transformação de um alunado passivo, em parceiros ativos e responsáveis pela construção de um processo ensino-aprendizagem centrado no desenvolvimento da cidadania.

Biografia do Autor

Ivan Vasconcelos Figueiredo, Universidade Federal de São João del-Rei

Subcoordenador do Programa de Extensão "Vertentes Agência de Notícias" da UFSJ na área de Assessoria de Comunicação. Professor do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFSJ. Doutorando em Estudos Linguísticos pela UFMG, Mestre em Letras pela UFSJ e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela UFV.

Filomena Maria Avelina Bomfim, Universidade Federal de São João del-Rei

Coordenadora do Programa de Extensão "Vertentes Agência de Notícias" da UFSJ.  Professora do curso de Comunicação Social/Jornalismo desta instituição. Pós-doutorado pelo McLuhan Program in Culture and Technology (MPCT), na Universidade de Toronto (CANADA). Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

Rhafaela Dáfni Alves Resende, Universidade Federal de São João del-Rei

Bolsista do Programa de Extensão "Vertentes Agência de Notícias" na área de Assessoria de Comunicação. Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo pela UFSJ.

Barbara Cristina Beloti Barreto, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo pela UFSJ. Integrante do Grupo de Estudos "Comunicação, Artes e Sustentabilidade" da referida instituição.

Ana Claudia Lima, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo pela UFSJ. 

Downloads

Publicado

2015-09-25

Como Citar

FIGUEIREDO, I. V.; BOMFIM, F. M. A.; RESENDE, R. D. A.; BARRETO, B. C. B.; LIMA, A. C. VERTENTES DA EDUCOMUNICAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS VAN NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS DA MÍDIA. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 7, n. 1, 2015. DOI: 10.18554/rt.v7i1.501. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/501. Acesso em: 26 abr. 2024.