ESTATUTO DO IDOSO E DIREITOS HUMANOS: CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Fabiane Maria Schoab, Édina Claudia Lima Fernandes Seremeta, Karini de Santana, Maria Iolanda de Oliveira, Neoli Cristina Semchechem Gruczka, Andressa Pacenko Malucelli

Resumo


RESUMO: À medida que se busca compreender a temática em relação aos Direito Humanos, referenciamos preferencialmente através do artigo, os direitos dos Idosos, previstas na Lei N° 10.741 de 1° de outubro de 2003- Estatuto do Idoso. Salientando questões como qualidade de vida, longevidade, respeito, valorização da pessoa idosa e ainda sobre a permanência do desafio de se eliminar os preconceitos ainda existentes na sociedade. A partir da problematização dessa temática, apontamos a experiência do NASJEPI- Núcleo de Assistência Social Jurídica e de estudos sobre a Pessoa Idosa que desenvolve oficinas lúdicas para estudantes de escolas fundamentais. A importância de desenvolver este trabalho é causar reflexão sobre o processo de envelhecimento, contribuir na educação dos alunos, e ainda no seu desenvolvimento intelectual e social. Dessa maneira a geração jovem estará espelhando suas ações, tornando-se cidadãos ativos, comprometidos com a causa e promovendo um ambiente mais agradável de viver em sociedade. 

 

Palavras-chave: Direitos Humanos. Estatuto do Idoso. Pessoa Idosa. Educação.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v7i2.509

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.