INCLUSÃO NO ENSINO REMOTO: A PERCEPÇÃO DE UMA INTÉRPRETE DE LIBRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5169

Palavras-chave:

Inclusão. Aulas remotas. Relato de experiência.

Resumo

As lacunas educacionais são várias, mesmo antes da pandemia a educação já enfrentava inúmeras problemáticas que foram potencializadas nesse período de aulas remotas, um deles é a inclusão na escola. Com isso analisou-se como está ocorrendo as aulas remotas e a inclusão escolar para um aluno com deficiência auditiva a partir dos relatos de uma intérprete de libras. A pesquisa realizou-se por meio de questionário impresso, contendo 8 perguntas subjetivas abordando o acompanhamento da intérprete com o aluno, indagando sobre os desafios encontrados, as interações, participações e obrigações dos professores e núcleo gestor, bem como a opinião da intérprete sobre os fatos vivenciados de âmbito inclusivo/exclusivo durante as aulas online. As premissas demonstraram que as problemáticas intricadas para a não efetivação da inclusão na escola dependem de inúmeros fatores, que emergem desde a formação inicial e continuada dos professores, a verdadeira aplicação das lei que norteiam as ações educativas inclusivas, o acesso aos recursos basilares na educação e o conhecimento e engajamento docente que incidem diretamente na construção dos saberes e formação do aluno. Ressaltando por fim a importância de reinvindicações que busquem modificar práticas errôneas ainda existentes na escola.

Biografia do Autor

Francisca Daniela Lira Mota, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Licenciada em ciências biológicas pela FAEC/UECE

Graduanda em pedagogia pela FAEVE

Especialista em Ciências da natureza e exatas pela faculdade Montenegro.

Jones Baroni Ferreira Menezes, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Biológo (Bacharelado e licenciatura)- UECE

Mestre em Ciências fisiológicas- UECE

Doutorado (em andamento) em Educação-UECE

Francisco Nunes de Sousa Moura, Universidade Federal do Ceará- UFC

Mestre em Educação pela universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC) com bolsa FUNCAP. 

Licenciado em ciências biológicas pela faculdade de educação de Crateús- FAEC/UECE.

Sócio da associação brasileira de ensino de biologia (SBENBIO)

Membro do grupo de estudos e pesquisa em ensino de ciências (GEPENCI-PPGE/UFC/CNPq)

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

MOTA, F. D. L.; MENEZES, J. B. F.; MOURA, F. N. de S. INCLUSÃO NO ENSINO REMOTO: A PERCEPÇÃO DE UMA INTÉRPRETE DE LIBRAS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 1, p. 22–37, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i1.5169. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5169. Acesso em: 29 mar. 2024.