INCLUSÃO NO ENSINO REMOTO: A PERCEPÇÃO DE UMA INTÉRPRETE DE LIBRAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5169Palavras-chave:
Inclusão. Aulas remotas. Relato de experiência.Resumo
As lacunas educacionais são várias, mesmo antes da pandemia a educação já enfrentava inúmeras problemáticas que foram potencializadas nesse período de aulas remotas, um deles é a inclusão na escola. Com isso analisou-se como está ocorrendo as aulas remotas e a inclusão escolar para um aluno com deficiência auditiva a partir dos relatos de uma intérprete de libras. A pesquisa realizou-se por meio de questionário impresso, contendo 8 perguntas subjetivas abordando o acompanhamento da intérprete com o aluno, indagando sobre os desafios encontrados, as interações, participações e obrigações dos professores e núcleo gestor, bem como a opinião da intérprete sobre os fatos vivenciados de âmbito inclusivo/exclusivo durante as aulas online. As premissas demonstraram que as problemáticas intricadas para a não efetivação da inclusão na escola dependem de inúmeros fatores, que emergem desde a formação inicial e continuada dos professores, a verdadeira aplicação das lei que norteiam as ações educativas inclusivas, o acesso aos recursos basilares na educação e o conhecimento e engajamento docente que incidem diretamente na construção dos saberes e formação do aluno. Ressaltando por fim a importância de reinvindicações que busquem modificar práticas errôneas ainda existentes na escola.Referências
ANDRADE, M. M. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação. 7 ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008.
ARROYO, M. G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
AUAD, D; RAMOS, M. R. N; SALVADOR, R. B. Educação, emancipação e feminismos possíveis: um olhar histórico sobre a igualdade de gênero na escola. Revista Educação e Emancipação, v. 10, n. 4, p. 186-208, 2018.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BORBA, R. C. N; TEIXEIRA, P. P; FERNANDES, B. O. K; BERTAGNA, M; VALENÇA, R. C; SOUSA, P. H. L. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 13, n. 1, p. 153-171, 2020.
BRANCO, E. P; ADRIANO, G; ZANATTA, S. C. Educação e TDIC: contextos e desafios das aulas remotas durante a pandemia da COVID-19. Debates em Educação, v. 12, n. Esp2, p. 328-350, 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Ministério da Educação (MEC), 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf Acesso em: 05 Set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências Naturais (1.ª a 4.ª séries). Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL, BRASÍLIA. Decreto Nº 5626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a lei nº10, v. 436, 2005.
BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016.
CAMARGO, E. P. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & Educação, v. 23, n. 1, p. 1-6, 2017.
CÓ, E. P; AMORIM, G. B; FINARDI, K. R. Ensino de línguas em tempos de pandemia: experiências com tecnologias em ambientes virtuais. Revista docência e cibercultura, v. 4, n. 3, p. 112-140, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREITAS, S. N; TEIXEIRA, C. T; RECH, A. J. D. Alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional: desafios para a gestão e a inclusão escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 4, p. 2104-2124, 2016.
GLAT, R. Educação Inclusiva: Cultura e Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro: 7 letras, 2007.
GLAT, R; NOGUEIRA, M. L. L. Políticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. Comunicações, v. 10, n. 1, p. 134-142, 2003.
GREGUOL, M; GOBBI, E; CARRARO, A. Formação de professores para a educação especial: uma discussão sobre os modelos brasileiro e italiano. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, n. 3, p. 307-324, 2013.
GUIMARÃES, N. N. Ouvir com os olhos: como promover a inclusão de alunos surdos em sala de aula. Revista Vernáculo, n. 39, 2017.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MANZINI, E. J. Política de educação especial: considerações sobre público-alvo, formação de professores e financiamento. Revista online de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. 2, p. 810-824, 2018.
MATISKEI, A. C. R. M. Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivas. Educar em revista, n. 23, p. 185-202, 2004.
MAZZOTTA, M. J. S; D'ANTINO, M. E. F. Inclusão social de pessoas com deficiências e necessidades especiais: cultura, educação e lazer. Saúde e Sociedade, v. 20, p. 377-389. 2011.
MAZZOTTA, M; SOUSA, S. Inclusão escolar e educação especial: considerações sobre a política educacional brasileira. Estilos da Clinica, v. 5, n. 9, p. 96-108, 1 dez. 2000.
MELETTI, S. M. F; BUENO, J. G. S. O impacto das políticas públicas de escolarização de alunos com deficiência: uma análise dos indicadores sociais no Brasil. Linhas críticas, v. 17, n. 33, p. 367-383, 2011.
MENEZES, J. B. F; MOTA, F. D. L. O uso das tecnologias educacionais durante o exercício da monitoria acadêmica em um curso de ciências biológicas. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 6, n. 1, p. 96-108, 2018.
MIRANDA, T. G; GALVÃO FILHO, T. A. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EdUFBA, 2012.
MICHELS, M H. O que há de novo na formação de professores para a Educação Especial? Revista Educação Especial, v. 24, n. 40, p. 219-232, 2011.
MOURA, F. N. S; LEITE, R. C. M. A educação alimentar e nutricional em questão: desdobramentos na formação inicial de professores pedagogos. Research, Society and Development, v. 9, n. 2, p. e109922141- e109922141, 2020.
MOURA, F. N. S; SOUSA, S. A; MENEZES, J. B. F. Percepção da importância das tecnologias digitais por docentes dos cursos de formação inicial de professores no município de Crateús-Ce. Educação Por Escrito, v. 10, n. 1, p. e29525-e29525, 2019.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Educación. p. 1-10, 2011.
SANTANA, I. Q. NUNES, I. M. Educação especial e inclusão: as políticas públicas brasileiras de inclusão de pessoas público-alvo da educação especial em salas regulares. Ciência & Desenvolvimento - Revista Eletrônica da FAINOR, v. 11, n. 3, 2018.
SANTOS, P. K; DANTAS, N. M. R. Tecnologias assistivas e a inclusão do estudante surdo na educação superior. Revista Internacional de Educação Superior, v. 3, n. 3, p. 494-514, 2017.
SIQUEIRA, J. C. O uso das TICs na formação de professores. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 19. n. 2. p. 203-215, 2013.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
TEZANI, T. C. R. Gestão escolar: a prática pedagógica administrativa na política de educação inclusiva. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 2, educação E. 287-302, maio/ago. 2010. Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacao Acesso em: 20 Set 2020.
YIN, R. Estudo de Caso. Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.