CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REGIÃO AMAZÔNICA

Autores

  • Samuel Vinente Silva Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Ketlen Júlia Lima da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v7i2.561

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão referente à produção científica em educação inclusiva referente ao grupo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) no Diretório de Grupos de Pesquisas. O grupo localiza-se na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM) e vem realizando um trabalho interdisciplinar envolvendo estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais que atuam na área da educação. Os dados apontam uma intensa produção científica na área, principalmente a partir da publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e do Decreto 7.611/2011. Na cidade de Manaus/AM, o grupo realiza um trabalho de formação continuada de docentes que atuam nas Secretarias Estadual e Municipal de Educação. Envolve também estudantes da rede pública por meio de avaliação pedagógica, psicopedagógica e psicomotora, envolvendo inúmeros instrumentos. Portanto, pode-se afirmar que as contribuições integram ações de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a produção científica na região Amazônica e o estreitamento da relação entre a Universidade e a sociedade amazonense.

 

Palavras-Chave: Pesquisa; Educação Inclusiva; Produção Científica; Extensão Universitária. 

Biografia do Autor

Samuel Vinente Silva Junior, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Acadêmico do Curso de Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente tem desenvolvido pesquisas sobre as políticas públicas para a Inclusão do educando com paralisia cerebral, tendo em vista a organização pedagógica e física das escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de Manaus,bem como a formação inicial e continuada dos profissionais que atuam com estes educandos. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD), grupo certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), do qual foi bolsista de IC entre 2011 e 2012. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação em Educação Especial (ABPEE) e aluno cadastrado no Observatório Nacional de Educação Especial - ONEESP. Foi presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (CAPe/UFAM) e representante discente no Conselho Departamental da Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Tecnologia Assistiva e Educação Inclusiva

Ketlen Júlia Lima da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Acadêmica do curso de Letras Língua e Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atualmente é integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial - NEPPD e bolsista pelo Programa de Apoio Educacional Especializado - PAEE/NEPPD. 

Downloads

Publicado

2015-09-26

Como Citar

SILVA JUNIOR, S. V.; LIMA DA SILVA, K. J. CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REGIÃO AMAZÔNICA. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 7, n. 2, 2015. DOI: 10.18554/rt.v7i2.561. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/561. Acesso em: 24 abr. 2024.