CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REGIÃO AMAZÔNICA

Samuel Vinente Silva Junior, Ketlen Júlia Lima da Silva

Resumo


O artigo apresenta uma reflexão referente à produção científica em educação inclusiva referente ao grupo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) no Diretório de Grupos de Pesquisas. O grupo localiza-se na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM) e vem realizando um trabalho interdisciplinar envolvendo estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais que atuam na área da educação. Os dados apontam uma intensa produção científica na área, principalmente a partir da publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e do Decreto 7.611/2011. Na cidade de Manaus/AM, o grupo realiza um trabalho de formação continuada de docentes que atuam nas Secretarias Estadual e Municipal de Educação. Envolve também estudantes da rede pública por meio de avaliação pedagógica, psicopedagógica e psicomotora, envolvendo inúmeros instrumentos. Portanto, pode-se afirmar que as contribuições integram ações de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a produção científica na região Amazônica e o estreitamento da relação entre a Universidade e a sociedade amazonense.

 

Palavras-Chave: Pesquisa; Educação Inclusiva; Produção Científica; Extensão Universitária. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v7i2.561

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.