v. 8 n. Esp. (2025): "Ciência é 10!"

					Visualizar v. 8 n. Esp. (2025): "Ciência é 10!"

Os autores e editores da Revista Acta Biologica Brasiliensia agradecem ao "Ciência é 10!" Um programa de especialização em ensino de ciências, que integra o Programa Mais Ciência na Escola, do Ministério da Educação, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e universidades parceiras, entre elas a Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

O curso propiciou não apenas um convívio saudável, mas o enriquecimento pessoal e profissional, com trocas de experiências entre os alunos do curso, tutores e professores formadores. Oportunizou crescimento, abrindo novos horizontes com vistas a sensibilizar os alunos de forma lúdica e assertiva.

O ensino de ciências pode ser bem mais prazeroso e lúdico quando acontece de forma planejada, buscando envolver os atores que realmente devem participar. O ensino não deve ser estanque, parado no tempo e espaço. Pelo contrário, quando os alunos participam ativamente, das etapas de um delineamento experimental, por mais simples que pareça, desperta nos alunos um desejo de desenvolvimento e superação. Não superar os colegas ou professores, mas superar seus próprios limites. Delinear um projeto e concretizar esse projeto foi, um dia, o sonho de alguns dos professores formadores que colaboraram com o curso. E hoje mais um sonho se concretiza. A certeza da continuidade dos sonhos, em ensino de ciências. É verdade que a turma começou com número bem superior aos que realmente concluíram o curso. Todos tivemos nossas limitações e dificuldades, mas os que chegaram ao final nos fazem crer que é possível buscar novas formas de ensinar e de ensinar a ensinar. Apenas com o mínimo necessário para aprender a fazer uma pergunta em grupo. Em parceria com os futuros e eventuais alunos.

Mas particularmente confesso minhas fraquezas e me deixo levar pelo lado bom do convívio com jovens professores e pesquisadores. Revelo que minha paixão pelas ciências teve início há muitos anos, ainda criança, quando meus pais valorizavam a leitura e faziam questão de gastar um pouco com livros. Tenho vários até hoje. Meu desejo é que a semente plantada nessa turma, que tive o prazer e honra de participar como professor formador, dê frutos e formem novas gerações.

Em nome de toda equipe externo meus sinceros agradecimentos a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior pelas oportunidades através do Ciência é 10!

Publicado: 28-10-2025