Trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: encontros e desencontros com a educação popular
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i2.3044Resumo
Este artigo de revisão tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica em torno da trajetória história da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no Brasil, elucidando seus avanços e retrocessos, encontros e desencontros com a Educação Popular. Para isso, está assim estruturado: em um primeiro momento, trazemos apontamentos em torno do campo conceitual da EJA, com a finalidade de mostrar suas aproximações e seus distanciamentos com a Educação Popular para, em seguida, retomarmos a sua trajetória histórica, criticamente, a fim de discuti-la a partir da abordagem de diferentes autores e autoras que contribuem para uma análise significativa dos programas vinculados a essa modalidade de ensino, e para que se compreenda a tensão que existe entre as diferentes concepções de EJA que foram surgindo ao longo do século XX e que persistem ao longo do século XXI. Entendemos que a inclusão da EJA na legislação nacional é uma opção política que deve ser legitimada pela prática pedagógica fundamentada na Educação Popular, na sala de aula, no atendimento às necessidades reais, de demandas concretas, uma vez que a legislação prevê, como forma de oferta, cursos e exames. Por isso, reside na base da organização e da orientação do trabalho pedagógico na EJA, o desafio de desenvolver processos de formação humana que estejam articulados a contextos sócio históricos, com a finalidade de se reverter a exclusão e de se garantir aos jovens e adultos o acesso, a permanência e o sucesso no início ou no retorno à escolarização básica como direito fundamental.Downloads
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