Trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: encontros e desencontros com a educação popular

Autores

  • Tiago Zanquêta de Souza Universidade de Uberaba / Programa de Pós-graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i2.3044

Resumo

Este artigo de revisão tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica em torno da trajetória história da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no Brasil, elucidando seus avanços e retrocessos, encontros e desencontros com a Educação Popular. Para isso, está assim estruturado: em um primeiro momento, trazemos apontamentos em torno do campo conceitual da EJA, com a finalidade de mostrar suas aproximações e seus distanciamentos com a Educação Popular para, em seguida, retomarmos a sua trajetória histórica, criticamente, a fim de discuti-la a partir da abordagem de diferentes autores e autoras que contribuem para uma análise significativa dos programas vinculados a essa modalidade de ensino, e para que se compreenda a tensão que existe entre as diferentes concepções de EJA que foram surgindo ao longo do século XX e que persistem ao longo do século XXI. Entendemos que a inclusão da EJA na legislação nacional é uma opção política que deve ser legitimada pela prática pedagógica fundamentada na Educação Popular, na sala de aula, no atendimento às necessidades reais, de demandas concretas, uma vez que a legislação prevê, como forma de oferta, cursos e exames. Por isso, reside na base da organização e da orientação do trabalho pedagógico na EJA, o desafio de desenvolver processos de formação humana que estejam articulados a contextos sócio históricos, com a finalidade de se reverter a exclusão e de se garantir aos jovens e adultos o acesso, a permanência e o sucesso no início ou no retorno à escolarização básica como direito fundamental.

Biografia do Autor

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba / Programa de Pós-graduação em Educação

Doutor em Educação, na linha de Práticas Sociais e Processos Educativos pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mestre em Educação, com ênfase em Educação Popular, na linha de Cultura e Processos Educativos, pela Universidade de Uberaba - Uniube. Possui especialização em Docência do Ensino Superior e especialização em Gestão Ambiental, pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba - Uniube. Atualmente é professor da Uniube, atuando nos Cursos de Ciências Biológicas e de Engenharias. É professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/Uniube-Uberaba e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica - PPGEB/Uniube-Uberlândia. É líder do Grupo de Estudos Educação na Diversidade para a Cidadania - GEEDiCi/PPGE/Uniube. Tem pesquisas na área de Educação - Educação Popular, Educação Ambiental e Extensão Popular.

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Publicado

2021-12-10

Edição

Seção

Artigos