Comparação entre as condições de acessibilidade e inclusão social de 25 instituições públicas de ensino superior e um estudo de caso na UFTM

Autores

  • Paloma Bessa Ferreira UFTM
  • Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo UFTM
  • Ana Claudia Granato Malpass UFTM
  • Geoffroy Roger Pointer Malpass UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i2.4929

Resumo

O presente estudo buscou dados que retratem a realidade das Instituições Públicas de Ensino Superior do país, no tocante à acessibilidade e inclusão social. Para isso o estudo teve como parâmetro 25 instituições de ensino superior públicas do país, as quais foram questionadas via Sistema de Informação ao Cidadão a respeito dos dados quantitativos de pessoas com deficiência na instituição (servidores, docentes e discentes) e outros dados de acessibilidade e inclusão social da instituição. Além disso, foi feito um estudo de caso na Universidade Federal do Triângulo Mineiro para maior detalhamento das mesmas condições nesta instituição. O trabalho foi realizado considerando a legislação brasileira de amparo às pessoas com deficiência e pertinentes à acessibilidade e inclusão social, bem como foi utilizada pesquisa documental e bibliográfica para aprofundamento na temática. Verificou-se que as IES estão investindo na implementação da acessibilidade, com aquisição de Tecnologias Assistivas e adaptações de suas edificações. No entanto, a falta de recursos, questões atitudinais, conscientização da comunidade acadêmica, implantação de políticas de acessibilidade e serviço de atendimento especializado ainda são obstáculos pontuados por algumas instituições. Verificou-se que todas as instituições analisadas ofertam a disciplina Libras para os discentes e servidores. Conclui-se assim que a busca pela implementação da acessibilidade e inclusão social ainda é uma realidade a ser enfrentada pelas instituições superiores públicas no país.

Biografia do Autor

  • Paloma Bessa Ferreira, UFTM

    Mestrando em Inovação Tecnológica

  • Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, UFTM

    Doutor em Engenharia Civil

  • Ana Claudia Granato Malpass, UFTM

    Departamento de Engenharia Química

  • Geoffroy Roger Pointer Malpass, UFTM

    Doutor em Físico-Química

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Publicado

2021-12-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Comparação entre as condições de acessibilidade e inclusão social de 25 instituições públicas de ensino superior e um estudo de caso na UFTM. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 121–149, 2021. DOI: 10.18554/cimeac.v11i2.4929. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/4929. Acesso em: 8 out. 2025.