Comparação entre as condições de acessibilidade e inclusão social de 25 instituições públicas de ensino superior e um estudo de caso na UFTM

Autores

  • Paloma Bessa Ferreira UFTM
  • Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo UFTM
  • Ana Claudia Granato Malpass UFTM
  • Geoffroy Roger Pointer Malpass UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i2.4929

Resumo

O presente estudo buscou dados que retratem a realidade das Instituições Públicas de Ensino Superior do país, no tocante à acessibilidade e inclusão social. Para isso o estudo teve como parâmetro 25 instituições de ensino superior públicas do país, as quais foram questionadas via Sistema de Informação ao Cidadão a respeito dos dados quantitativos de pessoas com deficiência na instituição (servidores, docentes e discentes) e outros dados de acessibilidade e inclusão social da instituição. Além disso, foi feito um estudo de caso na Universidade Federal do Triângulo Mineiro para maior detalhamento das mesmas condições nesta instituição. O trabalho foi realizado considerando a legislação brasileira de amparo às pessoas com deficiência e pertinentes à acessibilidade e inclusão social, bem como foi utilizada pesquisa documental e bibliográfica para aprofundamento na temática. Verificou-se que as IES estão investindo na implementação da acessibilidade, com aquisição de Tecnologias Assistivas e adaptações de suas edificações. No entanto, a falta de recursos, questões atitudinais, conscientização da comunidade acadêmica, implantação de políticas de acessibilidade e serviço de atendimento especializado ainda são obstáculos pontuados por algumas instituições. Verificou-se que todas as instituições analisadas ofertam a disciplina Libras para os discentes e servidores. Conclui-se assim que a busca pela implementação da acessibilidade e inclusão social ainda é uma realidade a ser enfrentada pelas instituições superiores públicas no país.

Biografia do Autor

Paloma Bessa Ferreira, UFTM

Mestrando em Inovação Tecnológica

Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, UFTM

Doutor em Engenharia Civil

Ana Claudia Granato Malpass, UFTM

Departamento de Engenharia Química

Geoffroy Roger Pointer Malpass, UFTM

Doutor em Físico-Química

Downloads

Publicado

2021-12-10

Edição

Seção

Artigos