Comparação entre as condições de acessibilidade e inclusão social de 25 instituições públicas de ensino superior e um estudo de caso na UFTM
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i2.4929Resumo
O presente estudo buscou dados que retratem a realidade das Instituições Públicas de Ensino Superior do país, no tocante à acessibilidade e inclusão social. Para isso o estudo teve como parâmetro 25 instituições de ensino superior públicas do país, as quais foram questionadas via Sistema de Informação ao Cidadão a respeito dos dados quantitativos de pessoas com deficiência na instituição (servidores, docentes e discentes) e outros dados de acessibilidade e inclusão social da instituição. Além disso, foi feito um estudo de caso na Universidade Federal do Triângulo Mineiro para maior detalhamento das mesmas condições nesta instituição. O trabalho foi realizado considerando a legislação brasileira de amparo às pessoas com deficiência e pertinentes à acessibilidade e inclusão social, bem como foi utilizada pesquisa documental e bibliográfica para aprofundamento na temática. Verificou-se que as IES estão investindo na implementação da acessibilidade, com aquisição de Tecnologias Assistivas e adaptações de suas edificações. No entanto, a falta de recursos, questões atitudinais, conscientização da comunidade acadêmica, implantação de políticas de acessibilidade e serviço de atendimento especializado ainda são obstáculos pontuados por algumas instituições. Verificou-se que todas as instituições analisadas ofertam a disciplina Libras para os discentes e servidores. Conclui-se assim que a busca pela implementação da acessibilidade e inclusão social ainda é uma realidade a ser enfrentada pelas instituições superiores públicas no país.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).