Ensino de ecologia e elementos da etnoecologia: perspectivas para a formação inicial do professor de biologia a partir de um curso de extensão

Autores

  • Karina Martins UEFS
  • Rosiléia Oliveira de Almeida UFBA
  • Geilsa Costa Santos Baptista UEFS

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v12i1.6067

Resumo

No presente trabalho, apresentamos e discutimos os resultados do estudo que incluiu um curso de extensão universitária cujo objetivo foi analisar e compreender de que maneira o referido curso colaborou para a sensibilização de professores de biologia no que tange o ensino de ecologia que considere e respeite a diversidade cultural. Trata-se de uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo de três categorias temáticas geradas a partir de entrevista semiestruturada com quatro licenciandas em Ciências Biológicas que participaram do curso: 1. Estrutura do curso; 2. Desenvolvimento das intervenções; 3. Etnoecologia na sala de aula de Biologia. De maneira geral, os resultados indicam que a abordagem etnoecológica agrega elementos fundamentais para o ensino de biologia voltado ao diálogo intercultural. Este trabalho aponta para a direção de que são necessários maiores esforços para a formação do professor de biologia sensível à diversidade cultural que vá além de abordagens teóricas e que a inserção da etnoecologia pode constituir um caminho para o preenchimento desta lacuna teoria-prática no ensino de biologia.

Downloads

Publicado

2022-07-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ensino de ecologia e elementos da etnoecologia: perspectivas para a formação inicial do professor de biologia a partir de um curso de extensão. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 39–67, 2022. DOI: 10.18554/cimeac.v12i1.6067. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/6067. Acesso em: 16 maio. 2025.