Possibilidades do uso da história da cosmologia no ensino de ciências

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DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v14i1.7249

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar, no âmbito da área de ensino de ciências, uma webconferência que tratou de temas relacionados à história da cosmologia. A webconferência investigada foi ministrada pelo professor Alexandre Henrique Bagdonas e envolveu conhecimentos científicos, históricos e educacionais relacionados à cosmologia, com foco no debate entre os cientistas Albert Einstein e Alexander Friedmann na década de 1920 sobre a possibilidade de que o universo esteja em expansão. São examinados os dados obtidos por questionários respondidos pelos participantes que assistiram ao vídeo da transmissão da webconferência. Estes questionários foram disponibilizados aos participantes por meio de um Formulário Google cujo link foi colocado no chat da transmissão do evento feita pelo YouTube. Os dados obtidos indicam que temas relacionados à História da Cosmologia podem ser trabalhados no processo de ensino para estimular a motivação dos alunos pelas ciências naturais. Além disso, com a realização desta atividade foi possível perceber o potencial de conferências realizadas pela internet para divulgar conhecimentos científicos para pessoas das mais diversas regiões, formações educacionais e origens sociais.

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Publicado

2024-05-15

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Artigos