Possibilidades do uso da história da cosmologia no ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v14i1.7249Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar, no âmbito da área de ensino de ciências, uma webconferência que tratou de temas relacionados à história da cosmologia. A webconferência investigada foi ministrada pelo professor Alexandre Henrique Bagdonas e envolveu conhecimentos científicos, históricos e educacionais relacionados à cosmologia, com foco no debate entre os cientistas Albert Einstein e Alexander Friedmann na década de 1920 sobre a possibilidade de que o universo esteja em expansão. São examinados os dados obtidos por questionários respondidos pelos participantes que assistiram ao vídeo da transmissão da webconferência. Estes questionários foram disponibilizados aos participantes por meio de um Formulário Google cujo link foi colocado no chat da transmissão do evento feita pelo YouTube. Os dados obtidos indicam que temas relacionados à História da Cosmologia podem ser trabalhados no processo de ensino para estimular a motivação dos alunos pelas ciências naturais. Além disso, com a realização desta atividade foi possível perceber o potencial de conferências realizadas pela internet para divulgar conhecimentos científicos para pessoas das mais diversas regiões, formações educacionais e origens sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).