O ensino de ciências e a educação étnico-racial: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Eliete Maria Bueno da Cunha UFCAT
  • Simara Maria Tavares Nunes UFCAT

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v14i1.7356

Resumo

Neste trabalho, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) a respeito das produções científicas desenvolvidas entre 2011 a 2023 acerca da interface entre o Ensino de Ciências e a Educação Étnico-Racial no escopo da Educação Básica. Essa  revisão se deu por compreender que o Ensino de Ciências deve promover uma formação crítica e emancipatória do sujeito, sendo assim papel do ensino de Ciências o combate ao racismo estruturado no âmbito escolar e social. Para a RSL, foi utilizada como fonte de dados a Plataforma de Pesquisa “Portal de Periódicos CAPES”, um dos maiores acervos científicos virtuais do Brasil. A pesquisa revelou uma defasagem de materiais com relação à associação das duas temáticas estudadas, uma vez que poucos resultados foram encontrados no que se refere à produção de estudos dos dois assuntos em evidência, demonstrando assim, um ponto crítico da investigação. Isso deixa claro a necessidade de se realizar mais trabalhos e investigações que contribuam para essa temática tão necessária de ser trabalhada na sala de aula, pois a escassez de estudos foi uma limitação encontrada no decorrer desta pesquisa.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Edição

Seção

Artigos