O ensino de ciências e a educação étnico-racial: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v14i1.7356Resumo
Neste trabalho, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) a respeito das produções científicas desenvolvidas entre 2011 a 2023 acerca da interface entre o Ensino de Ciências e a Educação Étnico-Racial no escopo da Educação Básica. Essa revisão se deu por compreender que o Ensino de Ciências deve promover uma formação crítica e emancipatória do sujeito, sendo assim papel do ensino de Ciências o combate ao racismo estruturado no âmbito escolar e social. Para a RSL, foi utilizada como fonte de dados a Plataforma de Pesquisa “Portal de Periódicos CAPES”, um dos maiores acervos científicos virtuais do Brasil. A pesquisa revelou uma defasagem de materiais com relação à associação das duas temáticas estudadas, uma vez que poucos resultados foram encontrados no que se refere à produção de estudos dos dois assuntos em evidência, demonstrando assim, um ponto crítico da investigação. Isso deixa claro a necessidade de se realizar mais trabalhos e investigações que contribuam para essa temática tão necessária de ser trabalhada na sala de aula, pois a escassez de estudos foi uma limitação encontrada no decorrer desta pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).