Formação e profissionalização docente para a educação especial no campo na perspectiva histórico-cultural
Resumo
A educação especial é uma modalidade de educação transversal que deve ser oferecida na rede regular de ensino para educandos público da educação especial em todos os espaços inclusive no campo. Consequentemente, o professor deve ser preparado para lidar com suas especificidades. Assim, o objetivo do presente trabalho é discutir as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a formação de professores de ciência da natureza que vão atuar com alunos com deficiência que vivem no campo. Destaca-se que a pesquisa é subsidiada pela concepção de professores na Psicologia Histórico-Cultural, que compreende este como sujeito que transmite o conhecimento historicamente acumulado pelo homem. Apresentamos o referencial teórico da pesquisa, procurando entender o professor como aquele que ensina à criança aquilo que ela não é capaz de aprender por si só. Desta feita, a tarefa do processo educativo é dirigir o desenvolvimento psíquico do indivíduo, tendo o educador como mediador dos conteúdos científicos. Pensamos a mediação como ferramenta para promover o desenvolvimento dos aprendizes, incluindo o público da educação especial, pois é através da mediação, das relações entre os homens que a aprendizagem acontece, e apresentar a linguagem como um dos principais meios de promovê-la. Discutimos também que a proposta de Vigotski para o trabalho com a pessoa com deficiência evidencia que o professor deve realizar suas mediações para descobrir as “vias de acesso” à constituição de conhecimentos e valores. O professor precisa conhecer o que está íntegro e, por essa via colateral, contribuir para o desenvolvimento do aluno. Portanto, acreditamos que formar professores a partir desse referencial teórico contribui para o atendimento do aluno com deficiência que vivem no campo.
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