Formação e profissionalização docente para a educação especial no campo na perspectiva histórico-cultural

Autores

  • Fernanda Welter Adams Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v14i2.7462

Resumo

A educação especial é uma modalidade de educação transversal que deve ser oferecida na rede regular de ensino para educandos público da educação especial em todos os espaços inclusive no campo. Consequentemente, o professor deve ser preparado para lidar com suas especificidades. Assim, o objetivo do presente trabalho é discutir as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a formação de professores de ciência da natureza que vão atuar com alunos com deficiência que vivem no campo. Destaca-se que a pesquisa é subsidiada pela concepção de professores na Psicologia Histórico-Cultural, que compreende este como sujeito que transmite o conhecimento historicamente acumulado pelo homem. Apresentamos o referencial teórico da pesquisa, procurando entender o professor como aquele que ensina à criança aquilo que ela não é capaz de aprender por si só. Desta feita, a tarefa do processo educativo é dirigir o desenvolvimento psíquico do indivíduo, tendo o educador como mediador dos conteúdos científicos. Pensamos a mediação como ferramenta para promover o desenvolvimento dos aprendizes, incluindo o público da educação especial, pois é através da mediação, das relações entre os homens que a aprendizagem acontece, e apresentar a linguagem como um dos principais meios de promovê-la.  Discutimos também que a proposta de Vigotski para o trabalho com a pessoa com deficiência evidencia que o professor deve realizar suas mediações para descobrir as “vias de acesso” à constituição de conhecimentos e valores. O professor precisa conhecer o que está íntegro e, por essa via colateral, contribuir para o desenvolvimento do aluno. Portanto, acreditamos que formar professores a partir desse referencial teórico contribui para o atendimento do aluno com deficiência que vivem no campo.

Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Universidade Federal de Catalão

Supervisora Voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vinculado ao Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano/Campus Morrinhos com vigência 01/08/2018 a 31/01/2019. Foi tutora Tutora a Distância - (Plataforma Moodle-UFG/CIAR) do "Curso de Aperfeiçoamento em Letramento para o Estudante com Deficiência?. Mestre em Educação (2018) pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada (2016) .Graduada Licenciatura em Química (2014)pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão , onde foi Bolsista PIBID e desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos e ensino CTS e licenciada em Pedagogia pelo Instituto Maximus (2019), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensino de ciências na educação infantil.

Downloads

Publicado

2024-12-05

Edição

Seção

Artigos