O ensino da história no Brasil: origens e significados
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v1i1.1429Abstract
Este texto é despretensioso em seus objetivos. Não se propõe fazer uma longa e aprofundada discussão sobre o ensino da História no Brasil, mas tão somente apontar as origens desse ensino e o seu significado. Para isso, o texto percorre sucintamente o trajeto histórico desde a criação do ensino da História, no Colégio Pedro II, passando pelas reformas do ensino, até os Parâmetros Curriculares Nacionais, sem pretender aprofundar em cada um desses momentos, mas apenas indicar qual a proposta e o que o Estado pretendia construir com o ensino da História: a formação do cidadão brasileiro.Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).