O ensino da história no Brasil: origens e significados

Autores/as

  • Ivan Aparecido Manoel Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v1i1.1429

Resumen

Este texto é despretensioso em seus objetivos. Não se propõe fazer uma longa e aprofundada discussão sobre o ensino da História no Brasil, mas tão somente apontar as origens desse ensino e o seu significado. Para isso, o texto percorre sucintamente o trajeto histórico desde a criação do ensino da História, no Colégio Pedro II, passando pelas reformas do ensino, até os Parâmetros Curriculares Nacionais, sem pretender aprofundar em cada um desses momentos, mas apenas indicar qual a proposta e o que o Estado pretendia construir com o ensino da História: a formação do cidadão brasileiro.

Biografía del autor/a

Ivan Aparecido Manoel, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Professor Titular do Departamento de História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp - Campus de Franca.

Publicado

2015-11-07

Número

Sección

Artigos