Olhares diante de uma educação democrática
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v4i1.1460Abstract
O acesso ao ensino universitário nem sempre é tão simples quando se trata de alunos advindos da escola pública. Por outro lado, iniciativas de uma educação não-formal facilitam a trajetória de jovens e adultos de camadas menos favorecidas ao ensino superior. O presente texto visa refletir sobre questões educacionais na perspectiva de uma educação democrática. Trata-se de um relato de experiência, no qual tratarei de dois momentos, sobre uma educação que considero diferenciada. O primeiro refere-se à minha trajetória para chegar àuniversidade pública diante de um espaço educacional democrático através da ONG Centro de Investigações de Metodologias Educacionais Alternativas Conexão (CIMEAC). Tal projeto estrutura-se em um Curso Pré-Vestibular ("Cursinho Popular") localizado no município de Ribeirão Preto – São Paulo. Osegundo se dá após o ingresso na Universidade Estadual Paulista “Júlio deMesquita Filho” (Campus de Araraquara) no curso de Pedagogia através da experiência com o Grupo de Estudos e Pesquisas Filosofia para Crianças (GEPFC). Em ambos espaços educacionais tanto o educador como o educando vivenciam experiências pedagógicas significativas no processo de formação,buscando assim uma ampliação do conhecimento, bem como uma possível emancipação do sujeito.Downloads
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