Características socioculturais de estudantes universitários no interior do Amazonas e suas relações com a educação em ciências
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v4i1.1462Abstract
O presente estudo envolveu 47 estudantes matriculados em disciplinas da Educação em Ciências pertencentes a dois municípios do interior do Amazonas, envolvendo um curso de licenciatura regular e dois cursos de Pedagogia ligados ao PARFOR. O contexto onde estão inseridos estesestudantes é o de baixos a médios índices de desenvolvimento humano, famílias de baixa renda e altos índices de analfabetismo. Os participantes da pesquisa possuem um perfil próximo do “novo” estudante universitário brasileiro, de família externa à cultura acadêmica, com pouca prática de leiturae escrita e filhos de trabalhadores. O acesso que possuem a bens culturais restringe-se aos produtos da “indústria cultural”, mas diferenças significativas foram observadas entre estudantes do curso regular quando comparados aos do PARFOR, já que os primeiros, sendo exclusivamente estudantes, possuem tempo livre para efetuar leituras e outras atividades acadêmicas, diferentemente dos segundos, que não possuem tal disponibilidade. Tal diferença não produziu desempenhos distintos entre os cursos, tendo ambos apresentado deficiências na produção escrita, tanto estruturais quanto ligadas ao conteúdo científico. Sugere-se, neste contexto, a produção de atividades que levem em conta esta realidade e que contribuam para alterar este quadro, possibilitando o desenvolvimento paulatino da autonomia intelectual entre os estudantes, capacitando-os a realizar leituras mais frequentes e críticas.Downloads
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