Educação e sexualidade: um estudo com professores de alunos surdos

Authors

  • Victor Hugo de Oliveira Henrique Unesp - campus de Rio Claro
  • Edna Lopes Hardoim Unesp - campus de Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v5i2.1501

Abstract

A sexualidade compreende aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais. Ela é desenvolvida ao longo da vida e inicia-se a partir das primeiras experiências afetivas do bebê. Objetivando compreender o entendimento de sexualidade dos professores de centro de apoio à deficientes auditivos, foi aplicado um questionário semi-estruturado. Todos foram unanimes quanto a importância da temática sexualidade ser trabalhada na escola. Quando questionados se já trabalharam a temática sexualidade em sala de aula a maioria disse que sim, e uma minoria disse que não. Dentro os que responderam abordar a temática em sala de aula, foram relatados os assuntos mais abordados: prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e gravidez indesejada, diversidade sexual e de gênero. Os recursos mais usados pelos professores são palestras/oficinas com profissionais da área e filmes/documentários. Percebe-se a necessidade de uma prática interdisciplinar no que toca à sexualidade, e de que todos os profissionais da educação estejam preparados para falar, partindo, ou não, do conteúdo de suas disciplinas.

Palavras-chave: Sexualidade; Educação; Professores; Alunos surdos.

 

ABSTRACT: The sexuality includes biological, psychological and sociocultural aspects. It is developed throughout life and starts from the first affective experiences of the baby. Aiming to understand the apprehension of sexuality a questionnaire was applied to teachers of a deaf support center. All were unanimous about the importance of the sexuality be worked at school. When asked if they have worked the theme sexuality in the classroom the majority said yes, and a minority said no. Inside the respondents address the issue in the classroom, the most discussed topics were reported: prevention of sexually transmitted diseases and unwanted pregnancies, sexual and gender diversity. The funds most used by teachers are lectures/workshops with professionals and films/documentaries. We realize the need for an interdisciplinary practice when it comes to sexuality, and that all education professionals are prepared to talk, starting or not the content of their disciplines.

Keywords: Sexuality; Education; Teachers; Deaf students.

Published

2015-12-27

Issue

Section

Artigos