Gente que veio da terra: experiências educativas vivenciadas na infância de roça por assentados da reforma agrária de São Carlos (SP) / People who came from the land: educational experiences of rural childhood...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v8i1.2767Abstract
Neste artigo, pretendemos discutir a educação enquanto fenômeno ontológico, a partir de uma investigação realizada acerca das ações econômicas e dos processos educativos por elas engendrados no contexto histórico das trajetórias de vida de agricultores e agricultoras do Assentamento Santa Helena, situado no meio rural de São Carlos, município do interior do estado de São Paulo. Para tanto, fundamentamos o eixo analítico de nossa perspectiva de produção de conhecimento a partir das categorias “práticas sociais” e “processos educativos”, entendendo que as práticas sociais vivenciadas cotidianamente pelos seres humanos se constituem enquanto práxis essencialmente intersubjetiva, geradora de processos educativos que se projetam no tempo-espaço a partir de situações gnosiológicas problematizadoras da realidade social, a qual, portanto, se conserva permanentemente em transformação. Por meio da fenomenologia, partimos da análise dos acontecimentos descritos pelos (as) agricultores (as) durante as entrevistas realizadas em trabalho de campo, de forma a contemplar a integralidade entre uma possível gnosiologia das relações econômicas e os diversos elementos educativos a ela relacionados, os quais se mostraram presentes no seio de suas trajetórias de vida e que, em nossa compreensão, integram um todo encarnado em suas formas de ser e de agir no presente.
Palavras-chave: Processos Educativos; Ação Econômica; Assentamentos da Reforma Agrária; Educação Camponesa.
ABSTRACT: In this article, we intend to discuss education as an ontological phenomenon. The discussion is based on an investigation carried out on the economic actions and educational processes that they engendered in the historical context of the life trajectories of farmers in the Santa Helena Settlement in São Carlos, a municipality in the interior of the state of São Paulo. In order to do so, we base the analytical axis of our perspective on knowledge production from the categories “social practices” and “educational processes”, considering that the social practices lived daily by human beings constitute an essentially inter-subjective praxis, generating educational processes that are projected in time-space from problematic gnosiological situations from social reality, which is kept in constant transformation. Through phenomenology, we start with an analysis of events described by farmers during interviews conducted during fieldwork, in order to contemplate the integrality between a possible gnosiology of economic relations and the various educational elements related to it, which have been present in the midst of their life trajectories and which, in our understanding, integrate a whole embodied in their ways of being and acting in the present.
Keywords: Educational Processes; Economic Action; Settlements of Agrarian Reform; Peasant Education.
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