O ensino de estatística e a educação para a diversidade: uma experiência de formação de professores em Angola / Statistical education and education for diversity...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i1.3867Abstract
O artigo contempla uma discussão sobre algumas perspectivas de trabalho, destinado à formação de professores de matemática, que visam associar a prática do ensino de estatístico à promoção do ideal de educação para a diversidade. Não se pretende oferecer uma metodologia estruturada, mas apontar e debater possibilidades, no sentido de estimular construções metodológicas diversas por parte dos próprios professores. No desenvolvimento do texto, procede-se com uma imersão nos estudos sobre os aspectos sociais e cognitivos relacionados ao ensino de estatística, traçando paralelos com estudos sobre diversidade cultural na educação. Finaliza-se com a explanação de uma experiência de formação oferecida a alunos dos cursos de licenciatura de uma universidade da província do Cuanza Sul, em Angola.
Palavras-chave: Ensino de estatística; Educação e diversidade.
ABSTRACT: The article approaches a discussion about some work guidelines, driven to the mathematics teachers training, which aim to associate the practice of statistic teaching to the promotion of the ideal of education for diversity. There is no intention to offer a structured methodology, but to point out and discuss possibilities, in order to stimulate diverse methodological constructions by the teachers themselves. In the development of the article, there is an immersion in the studies about the social and cognitive aspects related to the teaching of statistics, building parallels with studies on cultural diversity in education. It ends with an explanation of a training experience offered to undergraduate students from a university in the province of Cuanza Sul, Angola.
Keywords: Statistical education; Education and diversity.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).