Tomadas de posição em textos de graduandos da UFRN
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5980Abstract
Nossa pesquisa surgiu do questionamento: “de que forma os alunos demonstram tomadas de posição em seus textos ao serem confrontados com artigos de opinião e os discursos que os perpassam?”. A partir dessa pergunta, elaboramos como objetivo geral analisar como graduandos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) de cursos das áreas de exatas, saúde e humanas tomam posição frente ao texto trabalhado em sala, isto é, como eles realizam processos de identificação ou contra-identificação. A pesquisa filia-se à Análise do Discurso de linha francesa, conforme postulada por Pêcheux (2014), e parte de uma abordagem qualitativa, seguindo o paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Analisamos as respostas às questões e a produção das resenhas críticas propostas por nós a partir do texto “Poder e ética na pesquisa social” (DEBERT, 2003) por meio de disciplinas ofertadas pelo Departamento de Letras da UFRN. Como recorte metodológico para este trabalho, selecionamos o percurso de um aluno das coletas, isto é, analisamos suas respostas às questões e sua construção da resenha crítica a fim de compreendermos o caminho percorrido pelo aluno e como as tomadas de posição foram desenvolvidas. Em nossas análises, percebemos que há uma tendência de reproduzir o texto-fonte, marcada por paráfrases de sinonímia e até cópias do texto-fonte. Em relação às tomadas de posição frente aos discursos do texto-fonte, os alunos demonstraram se identificar com discursos que priorizam os direitos e interesses dos sujeitos de pesquisa, mas essa identificação não é plena.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).