A prática do Control+C Control+V em textos produzidos na universidade: como fica a produção do conhecimento?
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5983Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a prática do Control+c- Control+v na produção escrita de dois relatórios de aulas práticas da disciplina de Microbiologia por estudantes do segundo período do Curso de Engenharia Agronômica de uma instituição privada. A justificativa para o estudo é a necessidade de problematizar o plágio como prática a ser evitada, pois não contribui no processo de construção de conhecimentos sobre a escrita. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e indiciária. Para a análise dos relatórios nos baseamos em autores como Lima e Amorim (2014), Fabiano (2014), Grigoletto (2013), Barzotto (2016), Possenti (2002), Fabiano (2014), dentre outros Os resultados apontam: que os relatórios produzidos apresentaram uma escrita que ora tentava omitir o plágio, com alterações mínimas, ora o evidenciava com cópias íntegras, sem referências; que as produções evidenciaram uma escrita onde o apagamento do autor (aluno) deu-se em todo o texto, demonstrando um sujeito que não se compromete com o próprio processo de construção de conhecimentos; que a cópia se volta contra o próprio profissional em formação, pois, ao não se posicionar frente ao saber, não se responsabilizando por aquilo que pronuncia, perdendo a oportunidade de desenvolver uma escrita que mobiliza, que considera a importância da negociação de sentidos, demonstrando uma percepção ingênua de que para tudo o que se tem a dizer existe de antemão uma expressão (palavra) pronta e disponível no contexto na internet.
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