A prática do Control+C Control+V em textos produzidos na universidade: como fica a produção do conhecimento?
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5983Resumen
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a prática do Control+c- Control+v na produção escrita de dois relatórios de aulas práticas da disciplina de Microbiologia por estudantes do segundo período do Curso de Engenharia Agronômica de uma instituição privada. A justificativa para o estudo é a necessidade de problematizar o plágio como prática a ser evitada, pois não contribui no processo de construção de conhecimentos sobre a escrita. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e indiciária. Para a análise dos relatórios nos baseamos em autores como Lima e Amorim (2014), Fabiano (2014), Grigoletto (2013), Barzotto (2016), Possenti (2002), Fabiano (2014), dentre outros Os resultados apontam: que os relatórios produzidos apresentaram uma escrita que ora tentava omitir o plágio, com alterações mínimas, ora o evidenciava com cópias íntegras, sem referências; que as produções evidenciaram uma escrita onde o apagamento do autor (aluno) deu-se em todo o texto, demonstrando um sujeito que não se compromete com o próprio processo de construção de conhecimentos; que a cópia se volta contra o próprio profissional em formação, pois, ao não se posicionar frente ao saber, não se responsabilizando por aquilo que pronuncia, perdendo a oportunidade de desenvolver uma escrita que mobiliza, que considera a importância da negociação de sentidos, demonstrando uma percepção ingênua de que para tudo o que se tem a dizer existe de antemão uma expressão (palavra) pronta e disponível no contexto na internet.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).