Apontamentos sobre inclusão social e o programa Bolsa Família: desigualdades sociais e educacionais em produções acadêmicas

Authors

  • Estela Caroline Freitas Melo UFTM
  • Natalia Aparecida Morato Fernandes UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v12i2.6158

Abstract

In studies on social inclusion, the theme of educational inclusion has gained evidence, with a diversified approaches and theoretical-methodological perspectives. This article aims to identify the types of approach carried out in research on social and school inclusion of children and adolescents from families benefiting from the Bolsa Família Program (PBF). The methodology of bibliographic research was adopted, identifying works published in multidisciplinary search bases. 1,634 productions were identified and 49 works were selected for review. It was observed that most works on school inclusion are related to people with disabilities and, when it comes to the conditionality of education of the PBF, they mainly address school enrollment, attendance and dropout. There is no evidence of the qualitative character of access and requirement of formal schooling, as well as its impacts on the possibility of access to social spaces based on school inclusion. Most studies point to the importance of the program in dealing with socioeconomic vulnerability.

Key words: Social inclusion; Education; Bolsa Família Program.

Author Biographies

Estela Caroline Freitas Melo, UFTM

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Psicóloga graduada pela Universidade de Uberaba - Uniube (2016), possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2019). Membro do Grupo de Pesquisa Política, Educação e Cultura (GPPEC) vinculado a UFTM na linha de pesquisa Políticas de Educação e Democracia no Brasil. Profissional com experiência em atendimento, acompanhamento e apoio psicológico de pacientes. Estagiária docente da disciplina Sociedade e Cultura no curso de Psicologia/UFTM. Hábil no acolhimento à famílias, prestando orientações e auxílio emocional em situações de risco e vulnerabilidade social. Atua como psicóloga social do terceiro setor e psicóloga clínica particular. Pesquisa sobre educação, pobreza, vulnerabilidades sociais e inclusão.

Natalia Aparecida Morato Fernandes , UFTM

Possui graduação em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Sociologia (2001) e doutorado em Sociologia (2006) ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora associada (nível III) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Filosofia e Ciências Sociais. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educacionais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas educacionais, Pibid e ensino médio.

Published

2022-11-24