Apontamentos sobre inclusão social e o programa Bolsa Família: desigualdades sociais e educacionais em produções acadêmicas

Autores

  • Estela Caroline Freitas Melo UFTM
  • Natalia Aparecida Morato Fernandes UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v12i2.6158

Resumo

Nos estudos sobre inclusão social, a temática inclusão educacional tem ganhado evidência, com diversificados recortes e perspectivas teórico-metodológicas. Neste artigo objetiva-se identificar os tipos de abordagem realizados em pesquisas sobre inclusão social e escolar de crianças e adolescentes oriundas de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). Adotou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, identificando trabalhos publicados em bases de busca multidisciplinar. Foram identificadas 1.634 produções e selecionados 49 trabalhos para revisão. Observou-se que a maioria dos trabalhos sobre inclusão escolar é relacionado a pessoas com deficiências e, quando se trata da condicionalidade de educação do PBF, abordam principalmente sobre matrícula, frequência e evasão escolar. Não se evidencia o caráter qualitativo do acesso e exigência da escolarização formal, assim como seus impactos na possibilidade de acesso à espaços sociais a partir da inclusão escolar. Os estudos apontam, em sua maioria, para a importância do programa no enfrentamento da vulnerabilidade socioeconômica.

Palavras-chave: Inclusão Social; Educação; Programa Bolsa Família.

Biografia do Autor

Estela Caroline Freitas Melo, UFTM

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Psicóloga graduada pela Universidade de Uberaba - Uniube (2016), possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2019). Membro do Grupo de Pesquisa Política, Educação e Cultura (GPPEC) vinculado a UFTM na linha de pesquisa Políticas de Educação e Democracia no Brasil. Profissional com experiência em atendimento, acompanhamento e apoio psicológico de pacientes. Estagiária docente da disciplina Sociedade e Cultura no curso de Psicologia/UFTM. Hábil no acolhimento à famílias, prestando orientações e auxílio emocional em situações de risco e vulnerabilidade social. Atua como psicóloga social do terceiro setor e psicóloga clínica particular. Pesquisa sobre educação, pobreza, vulnerabilidades sociais e inclusão.

Natalia Aparecida Morato Fernandes , UFTM

Possui graduação em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Sociologia (2001) e doutorado em Sociologia (2006) ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora associada (nível III) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Filosofia e Ciências Sociais. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educacionais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas educacionais, Pibid e ensino médio.

Downloads

Publicado

2022-11-24

Edição

Seção

Artigos