Apontamentos sobre inclusão social e o programa Bolsa Família: desigualdades sociais e educacionais em produções acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v12i2.6158Resumen
Nos estudos sobre inclusão social, a temática inclusão educacional tem ganhado evidência, com diversificados recortes e perspectivas teórico-metodológicas. Neste artigo objetiva-se identificar os tipos de abordagem realizados em pesquisas sobre inclusão social e escolar de crianças e adolescentes oriundas de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). Adotou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, identificando trabalhos publicados em bases de busca multidisciplinar. Foram identificadas 1.634 produções e selecionados 49 trabalhos para revisão. Observou-se que a maioria dos trabalhos sobre inclusão escolar é relacionado a pessoas com deficiências e, quando se trata da condicionalidade de educação do PBF, abordam principalmente sobre matrícula, frequência e evasão escolar. Não se evidencia o caráter qualitativo do acesso e exigência da escolarização formal, assim como seus impactos na possibilidade de acesso à espaços sociais a partir da inclusão escolar. Os estudos apontam, em sua maioria, para a importância do programa no enfrentamento da vulnerabilidade socioeconômica.
Palavras-chave: Inclusão Social; Educação; Programa Bolsa Família.
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