RETHINKING THE BRAZILIAN ECONOMIST'S PROFESSIONAL ETHICS IN THE LIGHT OF FREIRE'S EDUCATIONAL PEDAGOGY
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v13i2.7060Abstract
O estudo explora a relação entre o Código de Ética Profissional dos Economistas e as contribuições de Paulo Freire em torno de aspectos da Deontologia, é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação. Adota-se uma abordagem metodológica que inclui a análise de textos clássicos de Freire e, com base em uma pesquisa bibliográfica e irradia algumas análises interpretativas e problematizadoras nesse âmbito. Os resultados focalizam os desafios éticos enfrentados pelos economistas brasileiros, oferecendo insights para a construção de um diálogo formativo que sustentam as competências, habilidades e atitudes dessa atuação profissional. Conclui-se que no Brasil, o Código de Ética Profissional do Economista desempenha um papel crucial na manutenção de princípios éticos globais, enquanto o avanço da Ciência de Dados e as tecnologias que cerceiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável constituem um fator fulcral para o desenvolvimento da profissão, para a promoção da responsabilidade social e o estímulo ao pensamento crítico e científico, em resposta às transformações da agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas nas duas últimas décadas.
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