Ensino de ecologia e elementos da etnoecologia: perspectivas para a formação inicial do professor de biologia a partir de um curso de extensão
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v12i1.6067Resumen
No presente trabalho, apresentamos e discutimos os resultados do estudo que incluiu um curso de extensão universitária cujo objetivo foi analisar e compreender de que maneira o referido curso colaborou para a sensibilização de professores de biologia no que tange o ensino de ecologia que considere e respeite a diversidade cultural. Trata-se de uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo de três categorias temáticas geradas a partir de entrevista semiestruturada com quatro licenciandas em Ciências Biológicas que participaram do curso: 1. Estrutura do curso; 2. Desenvolvimento das intervenções; 3. Etnoecologia na sala de aula de Biologia. De maneira geral, os resultados indicam que a abordagem etnoecológica agrega elementos fundamentais para o ensino de biologia voltado ao diálogo intercultural. Este trabalho aponta para a direção de que são necessários maiores esforços para a formação do professor de biologia sensível à diversidade cultural que vá além de abordagens teóricas e que a inserção da etnoecologia pode constituir um caminho para o preenchimento desta lacuna teoria-prática no ensino de biologia.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).