A educação ambiental e a alternância: uma experiência na licenciatura em educação do campo

Autores/as

  • Patrícia Spinassé Borges UFG
  • Marilda Shuvartz UFG

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v12i1.6113

Resumen

A Educação Ambiental (EA) e a Educação do Campo (EC) originam-se, respectivamente, nos movimentos ecológicos e nos movimentos sociais, como forma de contestar o modelo de desenvolvimento vigente, o capitalismo. A presente pesquisa é de caráter qualitativo e teve como objetivo investigar como a Educação Ambiental, a partir das atividades dos estudantes durante o período da Alternância, denominado Tempo Comunidade (TC), no curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiás favoreceu a reflexão dos sujeitos do campo. As quatro atividades de EA realizadas pelos estudantes da LEdoC UFG/ Regional Goiás ensejaram refletir sobre a sustentabilidade no campo e na sua comunidade; os estudantes identificaram como os saberes do campo se relacionam e favorecem a sustentabilidade; e compreenderam melhor as modificações existentes na sua comunidade e no meio ambiente, sob a influência do desenvolvimento urbano, a partir do diálogo, das vivências e das experiências com pessoas da comunidade. Pode-se concluir a evidência da EA por meio das atividades orientadas pelas professoras e desenvolvidas por estudantes na disciplina “Educação Ambiental na Educação do Campo”, as quais contribuíram para a análise de questões socioambientais que envolvem o campo, possibilitando intercâmbio entre os conhecimentos científicos e os saberes das comunidades.

Biografía del autor/a

Patrícia Spinassé Borges, UFG

 

 

 

Publicado

2022-07-13