O pensamento ambiental na educação ambiental como alternativa para enfrentar a implementação insustentável das metas de desenvolvimento sustentável

Autores/as

  • María Luisa Eschenhagen Durán Universidad Pontificia Bolivariana
  • Francisco Sandoval Vázquez Universidad Autónoma del Estado de Morelos

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v12i2.6285

Resumen

A partir de uma visão histórico-teórica, argumenta-se por que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se mostram insustentáveis do ponto de vista ambiental e também do ponto de vista político. Apesar de insustentáveis, os ODS são impostos como uma estratégia educacional central e cooptam a educação ambiental. Diante disso, o presente texto afirma a importância e a trajetória da educação ambiental na América Latina, destaca sua diferença da perspectiva proposta nos ODS e, portanto, também destaca a importância do pensamento ambiental em si. Por fim, ressalta o lugar das universidades como espaço estratégico para a produção e a reprodução do conhecimento. Portanto, propõe-se que a educação ambiental nas universidades seja entendida como a formação de critérios ambientais em futuros profissionais, independentemente de sua disciplina ou carreira. Para isso, são propostos alguns exemplos, bem como uma proposta metodológica para a ambientalização.

Publicado

2022-11-24