J. B. de La Salle: um percurso divino para a educação popular
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v12i2.6437Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar o “Guia das escolas cristãs” de autoria de J. B. de La Salle, clérigo católico que foi um pioneiro no campo da educação popular. A obra foi escrita no século XVIII com o propósito de estabelecer normas para a rotina escolar e a gestão das instituições de ensino criadas e dirigidas pelo autor. A primeira seção do artigo discorre sobre o ambiente em que atuou La Salle, focalizando as situações problemáticas por ele enfrentadas e as respostas que ofereceu para solucioná-las. As duas seções seguintes apresentam as passagens mais importantes do “Guia das escolas cristãs”, texto pouco conhecido fora do círculo dos educadores lassalianos e raramente examinado em detalhe pela literatura que o menciona. A seção final faz a caracterização a obra de La Salle segundo as metáforas percurso determinado e determinável e percurso indeterminado, com o intuito de situar o autor no âmbito da história da educação e discutir as suas propostas ante as tendências pedagógicas da atualidade.
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