Educação no campo e (des)continuidade escolar: a escolarização dos alunos oriundos do campo
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v12i2.6181Resumo
Este laboral é resultante de um trabalho monográfico, vinculado à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), sobre a educação do campo, especificamente na perspectiva de luta pelo ensino. Nosso objetivo é analisar os fatores que incidem acerca da (des)continuidade da escolarização de alunos oriundos do campo. Baseado nos postulados teóricos de Arroyo, Caldart e Molina (2004), Bourdieu (2008) e Hage (2011), sendo que o mesmo apresenta uma abordagem qualitativa e bibliográfica, de caráter descritivo. Ademais, por apresentar os resultados do censo escolar anos 2011 e 2021, a pesquisa é, também, do tipo documental, fornecendo validações para as discussões defendidas. A partir de nossa análise, argumentamos que as causas da (des)continuidade da escolarização dos alunos oriundos de escolas do campo estão relacionadas à dificuldade de adaptação às novas metodologias das escolas urbanas, ao tratamento recebido nesse ambiente e à carência de capital cultural repassado por suas famílias, já que a maioria são pais que detêm pouca escolarização e pouco capital cultural. Logo, a pouca participação da família na escolarização dos educandos também é apontada como uma dificuldade enfrentada pelas escolas.
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