Contradições em movimento no ensino superior: ciência, trabalho e conhecimento no capitalismo globalizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v13i2.7141

Resumo

O artigo discute os nexos entre ciência, conhecimento, capitalismo e ensino superior à luz das recentes contribuições apresentadas em Capital in higher education (Palgrave Macmillan, 2023), de Krystian Szadkowski, que propõe desafios teóricos e práticos fundamentais para o entendimento das transformações do ensino superior no capitalismo globalizado e, sobretudo, da subsunção do setor à reprodução capitalista. Articulando perspectivas teóricas a uma revisão da área de pesquisa, o texto sugere temas para reflexão e para o planejamento e análise de políticas públicas no campo educacional.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Fórum

Como Citar

Contradições em movimento no ensino superior: ciência, trabalho e conhecimento no capitalismo globalizado. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 124–143, 2023. DOI: 10.18554/cimeac.v13i2.7141. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/7141. Acesso em: 5 dez. 2025.