ORIENTAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES: CONHECIMENTO E PRÁTICA DE DOCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • João Paulo Assunção Borges Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Maria Cristina de Moura-Ferreira Curso de Enfermagem da FAMED/UFU.

DOI:

https://doi.org/10.18554/

Resumo

Objetivos: caracterizar e descrever a produção científica acerca do conhecimento e da prática de docentes das escolas públicas sobre orientação sexual. Métodos: trata-se de revisão integrativa da literatura, por meio da pesquisa de artigos nacionais nas bases de dados científicos. Foram encontrados 14 trabalhos publicados entre 2005 e 2014, utilizando-se os seguintes descritores: sexualidade; educação sexual; adolescente; e docente. Foi utilizado formulário para coleta de dados em pesquisa bibliográfica, para levantamento e organização dos artigos. Resultados: a produção científica nacional trata das dificuldades apontadas pelos docentes no processo de orientação sexual, aborda as metodologias utilizadas e os temas mais solicitados pelos alunos. Conclusão: a orientação sexual para adolescentes requer investimentos na formação profissional dos docentes, proporcionando o acesso ao conhecimento científico produzido sobre sexualidade, sendo necessárias novas pesquisas sobre as dificuldades referidas pelos docentes.

Biografia do Autor

João Paulo Assunção Borges, Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia.

Enfermeiro, Doutorando em Atenção à Saúde pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro). Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia.

Maria Cristina de Moura-Ferreira, Curso de Enfermagem da FAMED/UFU.

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto), Docente e Coordenadora do Curso de Enfermagem da FAMED/UFU.

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