ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL A GESTANTE COM DIAGNÓSTICO DE SÍFILIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v5i2.1544

Resumo

Objetivo: caracterizar a assistência prestada a gestante com diagnóstico de sífilis durante o pré-natal em unidades de saúde da família. Métodos: estudo transversal, por meio da análise de relatórios de sistemas de informação e questionário estruturado sobre exposição à sífilis durante a gestação, aplicados a gestantes/puérperas e enfermeiras. Resultados: identificação de seis casos de sífilis em gestante, com subnotificação importante em sistemas de informação, detecção de gestantes inadequadamente tratadas devido às dificuldades apresentados pelos profissionais no manejo clínico das sífilis no curso da gestação e, percentuais de consultas pré-natais com realização de exames básicos e teste para sífilis abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde. Conclusões: é notória a necessidade de capacitação/sensibilização dos profissionais, ampliação da oferta de consultas, exames e notificação da sífilis na assistência ao pré-natal 

Biografia do Autor

Cleuma Sueli Santos Suto, Universidade do Estado da Bahia

Enfermeira, Mestra em enfermagem pela UFBA, com especialização em Obstetrícia e Saúde Pública. Professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia- Campus VII. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, gestão, atenção básica, sexualidade e HIV/Aids.

Débora Lima da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Enfermeira, graduada pela Universidade do Estado da Bahia

Eliana do Sacramento de Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002). Mestrado em Educação e Diversidade pela Universidade de Estado da Bahia, Campus Jacobina. Possui especialização em Saúde Pública com Ênfase em PSF pela Universidade Estácio de Sá (2005) e em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública (2005). Atualmente é Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos - DIFEBA

Laura Emmanuela Lima Costa, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Enfermagem pela EEUFBA. Licenciatura em Biologia. Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas do Campus IV, Curso de Educação Física e Enfermeira do Governo do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva e Planejamento em Saúde e no trabalho com movimentos populares (APAE, FORMACOOP/ASCOM). Líder do Grupo de Pesquisa GEFEL do Curso de Educação Física da UNEB/Campus IV. Pesquisador do grupo GEPEFA. Atua principalmente nos seguintes temas: Prevenção de Deficiências; Deficiência Visual, Imunização; Crescimento e Desenvolvimento Infanto-juvenil e Planejamento em Saúde

Taiana Jambeiro Evangelista, Universidade do Estado da Bahia

Enfermeira pela Universidade do Estado da Bahia. Trabalho atualmente na empresa JB Bosch Car Service. Trabalhei como docente no Centro de Formação Profissional Maria Bella. Atuei como voluntária do projeto de extensão Educação como Instrumento de Prevenção do Bullying: Trabalhando a Cultura de Paz e não Violência entre Adolescentes e fui bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB) voltado à pesquisa de antibióticos e de lipídios no leite da região.

Referências

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde (BR). Programa Nacional de DST e Aids. Protocolo: prevenção de transmissão vertical de HIV e sífilis. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Diretoria de Informação em Saúde, 2012.

Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Programa Humanização do Parto: humanização no pré-natal e nascimento (BR). Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Lista Nacional de Agravos de Notificação Compulsória. Brasília. Diário Oficial União 2005; 26 jan; Seção 1:37-38.

Campos ALA, Araújo MAL, Melo SP, Andrade RFV, Gonçalves MLC. Sífilis em parturientes: aspectos relacionados ao parceiro sexual. Rev Bras Ginecol Obstet. 2012; 34(9), 397-402.

Lakatos EM, Marconi MA. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2001. 321p.

Trevisan MR, Lorenzi, DRS, Araujo NM, Esber K. Perfil da Assistência Pré-Natal entre Usuárias do Sistema Único de Saúde em Caxias do Sul. Rev Bras Ginecol Obstet. 2002; 24 (5), 293-9.

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST/AIDS. Diretrizes para controle da sífilis congênita: manual de bolso (BR). Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco (BR). Brasília: Ministério da Saúde; 2012.

Domingues RMSM, Lauria LM, Saraceni V, Leal MC. Manejo da sífilis na gestação: conhecimentos, práticas e atitudes dos profissionais pré-natalistas da rede SUS do município do Rio de Janeiro. Ciênc Saúde coletiva, 2013; 18(5), 1341-51.

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde (BR). Programa Nacional de DST e Aids. Boletim Epidemiológico Aids e DST. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Almeida MFG, Pereira SM. Caracterização epidemiológica da sífilis congênita no município de Salvador, Bahia. DST J Bras Doenças Sex Transm. 2007; 19 (3/4), 144-56.

Magalhaes DMS, Kawaguchi IAL, Dias A, Calderon IMP. Sífilis materna e congênita: ainda um desafio. Cad Saúde Pública, 2013;29(6), 1109-20.

Conselho Federal de Enfermagem. Lei 7.498. Regulamentação do Exercício da Enfermagem. Brasília (BR): Conselho Federal de Enfermagem, 1986.

Serruya SJ, Lago TG, Cecatti JG. Avaliação preliminar do programa de humanização no pré-natal e nascimento no Brasil. Rev Bras Ginecol Obstet, 2004; 26(7):517-25.

Nascimento ER, Paiva MS, Rodrigues QP. Avaliação da cobertura e indicadores do Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento no município de Salvador. Bahia, Brasil. Rev Bras Saúde Matern Infant, 2007;7(2): 191-7.

Becker MEL. Avaliação da qualidade da assistência pré-natal na atenção primária no município de Rio Branco, Acre. [tese de doutorado]. Rio de Janeiro (RJ): Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, 2012. 94p.

Araújo MAL, Silva DMAD, Silva RMD, Gonçalves MLC. Análise da qualidade dos registros nos prontuários de gestantes com exame de VDRL reagente. Rev APS [internet]. 2008;11(1): 4-9.

Saraceni V, Miranda, AE. Relação entre a cobertura da Estratégia Saúde da Família e o diagnóstico de sífilis na gestação e sífilis congênita. Cad. Saúde Pública, 2012; 28(3):490-6.

Kahn JG, Jiwani A, Gomez GB, Hawkes SJ, Chesson HW, Broutet N, Kamb ML, et al. The Cost and Cost-Effectiveness of Scaling up Screening and Treatment of Syphilis in Pregnancy: A Model. PLoS ONE [internet]. 2014 [citado em 05 fev 2015];9(1). Disponível em: http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0087510.

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Artigos Originais